segunda-feira, 29 de Abril de 2024  23:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-06-2018

Plataforma Cidades afirma que Aveiro deve investir na relaçao com o Grande Porto.



A plataformaCidades questiona o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território e diz que se preocupou em aprofundar o tema mesmo que as entidades públicas não o façam.

Depois da realização de vários encontros, o grupo de reflexão cívica dirige o documento com as conclusões ao Ministro do Ambiente e à coordenadora científica da equipa que elaborou o dito Programa.

Na agenda a Ria de Aveiro e o Baixo Vouga Lagunar, a ligação ferroviária Aveiro – Salamanca e a organização de um território com várias cidades e vários núcleos.

Manifesta dúvidas sobre o modo de inter-relação Aveiro – Porto ao invés do que entende ser uma “artificial” criação de um “triângulo relacional integrando Aveiro – Coimbra – Viseu.

E considera incompreensível a “falta de estudos e propostas nos domínios da Poluição”, nomeadamente Atmosférica uma vez que a localização e tipologia de atividades instaladas a barlavento de Aveiro é marcante.

Diz recusar soluções que não passem pela ligação direta entre Aveiro e Salamanca e não aceita o traçado pela Pampilhosa. “Não se considera razoável e recusa-se o traçado inscrito em planta do PNPOT que, ao que parece, arranca com essa ligação a partir da Pampilhosa”.

Fala em “aparente desconsideração da Ria de Aveiro como território e espaço singulares" e rejeita ainda o que diz ser a "desconsideração do Baixo Vouga Lagunar como território singular", carecido de conservação e reabilitação urgentes.

E entende que falta consolidação do modelo polinuclear das cidades da região. “Nisso, o tipo e modo de relação entre o conjunto e o (grande)Porto (do Noroeste Global), parecem críticos, não apenas para o dito conjunto, mas também para Aveiro (região) e (grande) Porto, suscitando clarificações que, essas sim, favoreceriam a emergência doutros enlaces de outro nível e qualidade”.

Este grupo de académicos e pensadores defende uma melhor relação no "corredor" Aveiro – Oliveira de Azeméis – Porto associando Ílhavo e envolvendo, Águeda e Albergaria a Velha.

Há também uma crítica ao que diz ser o aparente “alheamento, quer das Autarquias e CIRA, quer de algumas outras Entidades e, obviamente, dos Partidos, relativamente ao conteúdo do PNPOT”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®